domingo, 4 de setembro de 2011

PROJETO: QUE ARTISTA SOU EU?

               Projeto
            Dia do Artista Plástico
            Que artista plástico sou eu?
           
            Dia 8 de maio é comemorado o Dia do Artista Plástico. Para lembrar a data, a Unesp convoca artistas plásticos de todo o país e do exterior para enviarem à Universidade telas de 17x24 cm com o tema “Que artista plástico sou eu?”. Serão recebidos, a partir de 28 de junho de 2011, trabalhos de qualquer tipo de estilo ou tendência.

    O projeto, idealizado pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, com apoio do Acervo de Artes Visuais da Faac (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, Câmpus de Bauru), objetiva reunir todas as telas recebidas num único grande painel, que poderá vir a ser um dos maiores do mundo feito com essas características. Cada artista poderá utilizar o suporte, no tamanho estabelecido, da maneira que achar melhor. O conceito é refletir sobre uma profissão rica em abrangências e possibilidades.

Os trabalhos serão numerados e recebidos na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, em São Paulo, SP (rua Quirino de Andrade, 215 – 4º andar, CEP 01049-010), sendo provisoriamente expostos no estúdio da Rádio Unesp na Reitoria.

    A captação de obras começa em 28 de junho de 2011 e a exposição será inaugurada em 8 de maio de 2012, em São Paulo, na Reitoria, com encerramento previsto para 28 de junho de 2012, data de realização do Conselho Universitário da Unesp, órgão máximo da instituição. À medida que os trabalhos forem chegando, serão devidamente fotografados e catalogados, ocorrendo a divulgação pública dos doadores pelo site da Unesp (
www.unesp.br)

            Cada artista receberá um certificado de participação, a ser entregue logo após o recebimento da doação. No dia do encerramento da exposição, haverá um sorteio e cada pessoa que colaborou com o painel levará um trabalho para casa, socializando a recuperação da função social do artista plástico: a de chegar à residência das pessoas.

Dia do Artista Plástico – A data lembra o nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Junior, que nasceu em 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo. O pintor foi escolhido como ícone da classe no Brasil por ter se consagrado graças a obras como Caipira picando fumo, O violeiro e Saudade, destaques de uma carreira que inclui estudos na Academia Imperial de Belas-Artes e formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris.
            Fique à vontade para divulgar. Muito obrigado,

Oscar D'Ambrosio

Nenhum comentário:

Postar um comentário