quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Exposição de telas na Mansão Vila Hilda

Você pode visitar na Mansão Vila Hilda a exposição de telas que pertencem ao Acervo da Pinacoteca Municipal, telas de João Pilasrki em estilo naif onde o artista retrata nossa região e outras do artista Plácido Fagundes retratando a Igreja do Rosário, Cine Teatro Ópera, Centro de Cultura, Mansão Vila Hilda e outros...
O Artista Placido fagundes e suas obras.

PLÁCIDO FAGUNDES: Uma das telas da exposição foi pintada no Calçadão da rua XV, nas proximidades do Cine-Teatro Ópera, o artista plástico Plácido Fagundes desenvolveu o projeto ‘Atelier de Campo’cujo resultado você pode conferir nesta exposição são obras de arte retratando diversas regiões da cidade, “com uma leitura impressionista”, como define o próprio artista. Plácido revela que a paisagem da rua XV – importante área comercial de Ponta Grossa – ganhou um novo olhar, com ângulos bem diferentes do tradicional. O projeto ‘Atelier de Campo’ é desenvolvido pelo artista há oito anos. Nesse tempo, Plácido já viajou por muitos lugares, deixando um registro único através de sua arte impressionista.
JOÃO PILARSKI: Nasceu em 31 de dezembro de 1929 em Guaraúna no Município de Entre Rios (Guaragí) . Filho de Francisco e Vitória Pilarski.  Desde sua infância teve vontade de pintar. Começou na escola a desenhar e pintar com lápis de cor. Estudou até o segundo grau primário no Grupo Escolar Júlio Teodorico em Ponta Grossa mudando-se para Guaragí após a enfermidade sofrida. Segundo os médicos, ele foi acometido de uma paralisia infantil, desconhecida na época. Permaneceu enfermo em sua "cama de rodas", em 1952 agravou-se a doença aí tiveram que transferir-se para Ponta Grossa, onde obtinham mais recursos. Por seus trabalhos artísticos de caráter primitivista, foi homenageado pelo Centro de Cultura "Cidade de Ponta Grossa" onde alí a galeria de exposições recebeu seu nome.  

A residência foi construída em 1926 por Alberto Thielen, industrial, comerciante e figura de destaque na história de Ponta Grossa. O nome da mansão é uma homenagem a sua esposa Hilda Thielen. O casarão possui dois pavimentos que abrigavam a família e os serviçais da casa. O interior da mansão possui pinturas que retratam, paisagens e motivos europeus, além de algumas paisagens locais.
           Por muitos anos foi sede da Biblioteca Pública de Ponta Grossa e hoje em suas dependências, funciona a Secretaria de Cultura e Turismo de Ponta Grossa. O casarão de 600m², com influência da arquitetura francesa neoclássica e art-nouveau foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990.
Localização: Júlia Wanderley, 936 – Centro.
Horário de Visitação: Segunda a Sexta-feira do 12h às 18hs.
Entrada: Gratuita
Telefone: (42) 3901.1607
Postado por Celso Parubocz

Um comentário:

  1. A cidade de Curitiba não tem nada a ganhar com esse cidadão. Grosso, estúpido, "dono da rua". Esse senhor trata as pessoas de forma extremamente ignorante, já presenciei algumas situações deste cidadão expulsando as pessoas na frente de um espaço público por ele acreditar que está atrapalhando as "obras" dele. faz um desserviço para a cidade.

    ResponderExcluir